01/06/2021

As incertezas climatológicas têm preocupado membros da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) dos Comitês PCJ. Oficialmente, o período de estiagem teve início no dia 1 de junho e a realidade do Sistema Cantareira não é animadora: o índice do reservatório está 11% abaixo do que foi registrado no mesmo período do ano passado.

Com o objetivo de buscar alternativas e traçar planejamento frente a situação, o GT-Estiagem (Grupo de Trabalho) será reativado. A informação foi apresentada pelo secretário-executivo dos Comitês PCJ, André Navarro durante reunião online da CT-MH, no dia 1 de junho. Os membros da equipe devem ser definidos até o fim desta semana e a primeira reunião ocorre ainda em junho.

“Vamos precisar de esforços conjuntos e de muito monitoramento, principalmente com foco nos municípios que estão fora da calha de descarga do Cantareira”, explicou Navarro.

No mês de maio, os eventos de chuva foram insignificativos – as precipitações não superaram 25 milímetros, quando o ideal seria 100 milímetros. Onze postos de monitoramento registraram chuvas abaixo da média – apenas dois ficaram com índices acima. Estes apresentam índices positivos porque estão próximos da descarga do Sistema Cantareira, que passam a ser orientadas e definidas pela CT-MH até novembro.

E as previsões não são boas: até agosto, não devem ocorrer chuvas expressivas nas Bacias PCJ, segundo informações explanaas durante encontro coordenado por Alexandre Vilella.

.