22/07/2021

O Grupo de Trabalho Estiagem avançou na pauta de planejamento de suas ações na segunda reunião, realizada no dia 12 de julho. O encontro contou com a participação do presidente dos Comitês PCJ e prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida.

Todos nós sabemos da responsabilidade e da situação que infelizmente já estamos passando e que deve piorar nos próximos meses. Queria que esse grupo tivesse uma boa responsabilidade em tentar diminuir os efeitos que isso vai causar para todos nós. Vai ser um desgaste enorme nos próximos meses”, declarou Almeida.

Um dos itens da pauta foi a elaboração de um ofício aos municípios das Bacias PCJ solicitando informações sobre: ações e investimentos programados pelos municípios, apresentando relação de alternativas para a garantia do suprimento hídrico, projetadas ou em execução; a adoção de procedimentos de autorização; e a compatibilidade das ações com o Plano das Bacias PCJ. Parte das informações já foi obtida pelo Consórcio PCJ, que enviou um questionário de avaliação da disponibilidade hídrica e recebeu o retorno de nove municípios. O GT-Estiagem vai enviar um formulário on-line para prefeituras e concessionárias.

Outro item de pauta debatido foi a escolha da marca para a campanha institucional. O nome do movimento e o slogan já foram definidos. “Movimento PCJ pelo uso eficiente da Água. A água é de todos. A estiagem também.” O grupo também debateu sobre o layout e conteúdo do folder e boletins que serão confeccionados para a campanha, além de outras ações na área de comunicação. Ainda foi discutida a agenda de reuniões do GT-Estiagem e seus subgrupos entre julho e agosto.